Fale Conosco

Foco Digital

Suspensão para novos créditos agrícolas gera reclamações no setor produtivo

Produtividade

Suspensão para novos créditos agrícolas gera reclamações no setor produtivo

Nesta semana, os bancos que operam crédito agrícola com recursos equalizados estão recebendo ofícios do Tesouro Nacional com ordem para suspender novas contratações e financiamentos referentes ao Plano Safra 2020/21. O motivo é o corte realizado no orçamento deste ano para as verbas de subvenção. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, até que haja a recomposição das verbas canceladas, novas tomadas de crédito estão suspensas.

A medida foi contestada por entidades do setor produtivo. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por exemplo, disse que a ação não deveria ter ocorrido sem um diálogo com o setor produtivo. “É estranha a maneira que vem esta notícia e a gente entende que, antes de se ventilar, tem que ser amplamente discutido, tem que ser avaliado possibilidades. Então, o que a gente espera é que o setor seja ouvido de fato nestas questões antes de ter definições tão importantes em relação às políticas que envolvem todo o setor que nas últimas duas safras tem sido o amortecimento da economia do país”, disse Fernando Cadore, presidente da entidade.

Ele faz um alerta sobre o papel fundamental do agronegócio na economia brasileira e como a falta de investimento poderia deixar o país mais pobre. “Esperamos que essa reciprocidade venha na forma de financiamento de alavancagem para o setor que precisa continuar se mantendo equilibrado e andando para que o país ande bem também. A agricultura é feita de investimentos constantes e, como diz o ditado, é como andar de bicicleta: se parar de investir, cai”, falou.

Para o presidente-executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, essa ação demonstra falta entendimento por parte dos políticos do Brasil. “Isso demonstra que quem faz as leis, quem faz as aprovações, não entende o que que é a vida da agropecuária o que realmente ela significa para o país, porque [se soubesse] teria prioridade e isso aí teria resolvido no tempo correto, que seria três meses atrás para que a safra transcorresse de maneira normal e nós honrássemos, inclusive, os nossos compromissos internacionais”, disse.

Ele explica que a maior parte da produção de grãos e carne acaba indo para fora. “Os produtores que precisam do crédito oficial, que seria mais ou menos 30% do valor nacional, pode ter feito compromissos de pagamentos futuros de 30, 60 ou 90 dias e vão estar sem recursos, não vão ter os insumos e, se porventura, for atrás de outros financiamentos, os preços aumentaram. Se conseguirem um crédito privado para fazer essa compra, vai ser mais caro e o produtor vai continuar patinando sem ter um conforto na sua renda.”

A assessora técnica de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernanda Schwantes, diz que a medida pode gerar dois tipos de impactos. “Um é que com os altos custos de produção desta safra em relação à safra passada, ficando difícil para os pequenos e médios produtores acessarem recursos de pré-custeio, porque o principal canal que eles têm de acesso ao crédito é por meio das instituições financeiras. Isso também gera muita expectativa em relação a quais serão as condições de volume de recursos e taxa de juros da safra 21/22”, disse.

❗Vídeo publicado em 06/05/21 no programa Rural Notícias

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

Home 2020

Assista ao Mercado & Companhia e ao Rural Notícias de segunda a sexta através do Canal Rural pela TV.

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

#CréditoRural #CNA #agronegócio

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
plugins premium WordPress