Fale Conosco

Foco Digital

CHOCOLATES DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RURAL PRODUTIVO

Produtividade

CHOCOLATES DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RURAL PRODUTIVO

O Rural Produtivo deste sábado (3) entra no clima da Páscoa e visita uma franquia em Feira de Santana que vende chocolates e outros produtos da agricultura familiar.

O programa vai mostrar também a Escola Família Agrícola, em Irará, que promove o desenvolvimento educacional e profissional dos filhos dos agricultores familiares, e como vivem os moradores de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina.

Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

O programa vai mostrar uma franquia que vende produtos feitos na fábrica Bahia Cacau, marca da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), em Ibicaraí. A Bahia Cacau foi a primeira fábrica de chocolates da agricultura familiar da Bahia e produz um chocolate especial, agregando valor ao cacau produzido pelos pequenos e médios agricultores da região sul da Bahia. Por meio do projeto Bahia Produtiva, a cooperativa está recebendo investimentos que estão sendo aplicados em assistência técnica e extensão rural, no melhoramento do manejo da planta e na aquisição de equipamentos.

Os mais de 60 alunos da Escola Família Agrícola da Região de Irará (Efami) estão ampliando seus conhecimentos agrícolas nesse período de pandemia. A escola tem como método a pedagogia da alternância, que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo, e tem foco nos filhos de agricultores familiares. Com a impossibilidade das aulas em campo, os alunos praticam em casa o que vinham aprendendo na escola, que além do currículo básico, oferece disciplinas técnicas na área de zootecnia e agricultura, onde os alunos aprendem sobre manejo do solo, produção agroecológica e produção orgânica.

Na Chapada Diamantina, os mais de 10 mil habitantes que vivem em Mulungu do Morro se dedicam à agricultura familiar. O local recebeu esse nome por ter na região árvores de Mulungu, também conhecida como canivete, bico de papagaio e corticeira, planta medicinal muito eficaz para tratar quadros de insônia, assim como alterações do sistema nervoso, especialmente ansiedade e estresse. Cerca de 80 famílias agricultoras, de três comunidades da região, recebem assistência técnica agroecológica, além de visitas individuais, com temas específicos a serem tratados com o agricultor, entre eles compostagem, como preparar o solo, como realizar o plantio e alimentação saudável, de acordo com a realidade de cada família.

O programa vai exibir ainda a receita de uma nutricionista gourmet, utilizando toda a matéria prima da agricultura familiar.

Inscreva-se no canal. Vídeos novos retratando a pluralidade da Bahia todos os dias semana.

A TVE é sua! É da Bahia.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
plugins premium WordPress