Marketing Digital
PODCAST #01 Falsos Marqueteiros no Marketing Digital Arrasta Pra Cima
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O que é Marketing Digital?
Muito se fala sobre marketing digital atualmente, mas você sabe pra que ele serve e como usá-lo?
Aprenda agora o que é Marketing Digital e conheça 7 vantagens desse novo marketing que transformou a comunicação.
De onde surgiu?
A Internet deu um grande salto a partir dos anos 90, quando os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final. Essa popularização da Internet, iniciada nos Estados Unidos, deu início à Revolução Digital que modificou definitivamente a sociedade e a forma como nos comunicamos.
Foi com a popularização da Internet que o termo “marketing digital” surgiu. Porém, devido as limitações tecnológicas da época, não havia muita diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, pois ambos consistiam em promover uma marca (sendo a Internet o canal utilizado em marketing digital).
A grande limitação, no entanto, era que não havia interação entre empresa e consumidor, a comunicação era unilateral, feita somente pela empresa com o consumidor.
Foi apenas nos anos 2000, com o aumento dos usuários da Internet, que o marketing digital tomou forma e deslanchou, sendo hoje, a promessa de marketing do futuro. Assim como a Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam entre si, o Marketing Digital revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.
O que é Marketing Digital e para que serve?
De forma resumida: o marketing digital consisti em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a Internet e também para os dispositivos móveis.
Em outras palavras, o marketing digital é o conjunto de esforços ou atividades de marketing executadas por uma empresa com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.
Sendo a Internet a maior fonte de informação do mundo, as empresas passaram a investir cada vez mais em marketing digital e de conteúdo. Mas afinal de contas, o que o marketing digital faz? Vale a pena o investimento? O grande desafio do marketing digital é: entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.
Para isso, é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas a fim de otimizar websites, criar conteúdos digitais relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e, assim, aumentar o número de vendas.
Vantagens do Marketing Digital
Com certeza não é novidade para você que o número de pessoas conectadas à Internet cresce a cada dia e que o mundo está se “digitalizando”. O acesso à Internet chegou a 100 milhões de brasileiros, o equivalente a 50% da população, segundo indica pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015.
Por conta desse avanço, o marketing digital tornou-se a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação uma vez que possui inúmeras vantagens sobre o marketing tradicional como, por exemplo, um melhor ROI (Retorno sobre Investimento) nas campanhas online.
Comunicação e Interatividade
A comunicação entre consumidor e empresa não é tão acessível no marketing tradicional como é no marketing digital. Este possibilita a comunicação entre os consumidores e empresas de forma bilateral, onde a companhia consegue se comunicar com seus consumidores e vice-versa, criando assim, uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.
Com certeza você já deve ter se sentido inseguro em algum momento ao efetuar uma compra via Internet. Isso é absolutamente normal, a maioria das pessoas já sentiram essa insegurança, pois a nossa sensação inicialmente é que estamos fazendo negócio com uma máquina e não com uma pessoa.
Toda essa agilidade e praticidade na comunicação proporcionada pela Internet exige que as empresas possuam canais de comunicação eficientes a fim de auxiliar na resolução de eventuais problemas que o consumidor ou a empresa possam encontrar. Ao mesmo tempo que a Internet pode ampliar, viralizar e aumentar as vendas de uma empresa, ela também pode destruir toda uma reputação em virtude de uma falha na comunicação com o consumidor.
Portanto, a empresa que sabe como se relacionar pela internet terá muito mais chances de se engajar com o seu público, ganhar a sua confiança, ampliar sua autoridade e sua reputação.