Marketing Digital
Tendências de marketing digital 2021 | Letícia Maciel
Com tudo o que vimos acontecer este ano no ambiente digital, a jornalista pós-graduada em marketing digital apresenta as cinco tendências para o marketing digital no pós-pandemia. São práticas que já começaram a dar certo e que vão se consolidar em 2021.
1) Vamos primeiro ao que mais interessa: as vendas. Os canais que mais devem crescer, neste sentido, são Instagram e WhatsApp. Este ano, registramos um aumento significativo do uso destes dois canais e as empresas estão consolidando sua atuação neste caminho, criando catálogos, adotando novas formas de pagamento e de atendimento ao cliente.
2) A segunda tendência são os vídeos curtos, com conteúdos rápidos e de baixo custo, voltados para as redes sociais. Eles têm mais alcance que posts estáticos e dão mais visibilidade às marcas. Escolha a rede que tem mais sinergia com seu mercado, defina estratégia de conteúdo e invista. Por isso, analise em qual rede você quer se tornar mais forte. Tenha foco e você terá resultados.
3) Posts com fotos reais: as fotos com os donos e as pessoas envolvidas no negócio mostraram ter um engajamento significativamente maior do que cards em vetor, apesar de eles comporem o feed e trazerem profissionalismo às marcas. Neste caso, é bom apostar em um feed orgânico, que mescla foto real com imagens feitas por um designer.
4) O conteúdo estratégico continua na tendência, mas ele precisa ser realmente útil para o usuário ou potencial cliente da marca. Por que? Porque ele estimula a participação dos próprios clientes na complementação deste conteúdo. As pessoas que estão navegando pelas redes sociais leem sim suas postagens, a menos que elas não sejam interessantes.
5) Canais no Youtube: Para mim, esta é a melhor rede hoje para investir. O Youtube é uma rede robusta, com uma infraestrutura que oferece diversas possibilidades de organização, edição e otimização de conteúdo por SEO; ou seja, você se torna mais “encontrável” na internet. Além disso, o Youtube tem perspectivas de monetização. Neste quesito, sim, as lives devem continuar; primeiro, porque elas trazem seguidores e posicionamento para a marca nas ferramentas de buscas. Agora, atenção, é preciso ter um bom roteiro estratégico, que garanta autoridade para a sua marca. Entregue aquilo que você cobraria, ou seja, um conteúdo realmente relevante.
Para todas elas, é importante ter comprometimento com a sua marca, mais até do que com sua agência, seus parceiros ou clientes. Se você começa o ano dizendo que vai ter planejamento, frequência e constância com posts nas suas redes, no blog ou no Youtube, este compromisso é, antes de mais nada, com você mesmo.
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