Fale Conosco

Foco Digital

MORANGO, CACHAÇA E ARTESANATO DA CHAPADA DIAMANTINA NO RURAL PRODUTIVO

Produtividade

MORANGO, CACHAÇA E ARTESANATO DA CHAPADA DIAMANTINA NO RURAL PRODUTIVO

Neste sábado (12) o Rural Produtivo mostra em Mucugê o cultivo do morango da Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Mucugê, Boninal e Ibicoara – COOPCHAPADA, que vem ganhando visibilidade na região. Em Abaíra, o programa destaca a famosa cachaça e artesanatos derivados da cana de açúcar. Ainda tem uma receita de farofa de andu.

Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

O morango é uma fruta delicada e interessa pessoas que buscam manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Funciona bem em geléias, compotas, sucos, sorvetes, doces e até preparações salgadas como saladas. Além de ser versátil, a variedade de nutrientes que carrega é enorme e os benefícios que trazem ao nosso organismo. Em Mucugê, o agricultor familiar Maurino Nascimento conta sobre cultivo orgânico da fruta e explica sobre a forma suspensa de produção.

Com temperaturas amenas, a cidade de Mucugê já produz frutas que são vendidas nas capitais do nordeste, esse é o resultado da formação da Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Mucugê, Boninal e Ibicoara – COOPCHAPADA que produz sem uso de agrotóxico, e é a única com selo da agricultura familiar. O fortalecimento da cadeia produtiva do maracujá e das frutas vermelhas como morango, amora preta, framboesa, pitaya e mirtilo tiveram as orientações do programa Bahia Produtiva que chegou com a assistência técnica e de gestão, além do apoio na construção de unidade beneficiamento e estruturas de escoamento pelo sistema delivery.

Produzida a partir da cana-de-açúcar, a premiada Cachaça de Abaíra é um desses produtos de tradição. A bebida é produzida artesanalmente por pequenos produtores do município e região e tem um processo produtivo que remonta a uma tradição de mais de 200 anos. Diante da necessidade de ampliar seu mercado consumidor, os produtores se uniram e criaram a Cooperativa dos Produtores de Cana e seus derivados da Microrregião de Abaíra (Coopama).

Para Alda Novaes, o bagaço da cana-de-açúcar, usado para fabricação da cachaça, está longe de ser um material inútil. Ela usa o bagaço para criar belas peças artesanais de decoração. A ideia surgiu com orientação da cooperativa que promoveu cursos on-line sobre artesanato da cana para as famílias agricultoras.

Neste episódio, a cozinheira Núbia Vieira, de Mucugê, prepara a farofa do feijão de andu que leva farinha, cebola, pimentão, toucinho e linguicinha Josefina. E para finalizar, conheça um pouco da chula tradicional do grupo Chula Corcovado.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Inscreva-se no canal. Vídeos novos retratando a pluralidade da Bahia todos os dias semana.

A TVE é sua! É da Bahia.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
plugins premium WordPress