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07 PRINCIPAIS SERVIÇOS DE MARKETING QUE VOCÊ PRECISA SABER
Se você tem uma empresa ou está começando o seu negócio, muito provavelmente já deve ter ouvido de amigos ou conhecidos que você precisa investir em Marketing e Comunicação para sua empresa crescer. Ok, mas investir em exatamente o que de Marketing? Quais serviços eu realmente preciso?
Nesse vídeo eu vou responder essas perguntas e te passar os 07 principais serviços de marketing que sua empresa precisa ter.
Primeiro: Desenvolvimento de logotipo
Com toda a certeza, logotipo é um dos serviços de marketing mais básico de todos e que sua empresa precisa investir. Ela vai representar a identidade do seu negócio e será o cartão de visita para seus clientes. Se sua empresa já possui uma marca, mas ela não foi muito bem elaborada e nem foi feita por um profissional especializado, pode ser o caso de solicitar uma nova, mesmo que ela preserve algumas características da marca que já existe.
Segundo: Planejamento estratégico
Um dos maiores erros quando o assunto é marketing é: não ter um planejamento de ações em longo prazo. Muitas empresas pensam apenas em resolver o presente e acabam não se preparando para situações que possam acontecer em um futuro próximo. Essa falta de planejamento pode causar algumas frustrações e a impressão de que marketing não funciona. Por isso, é importante traçar um planejamento estratégico consistente e muito bem elaborado. Nele deve constar objetivos claros e as ferramentas de marketing que serão empregadas nesse período.
Terceiro: site
Toda empresa precisa de um site para chamar de seu. Depois do logotipo, ele é o item mais importante dessa lista. A maioria dos seus clientes, em algum momento, vai querer acessar o site de uma empresa, mesmo que seja por curiosidade. E se não tiver um, você vai perder alguns pontos com o cliente. Aproveite o site para colocar algumas informações sobre seu negócio. Ele deve apresentar sua empresa para um suposto cliente que não sabe nada sobre ela, ou seja, deve ser completo e direto ao mesmo tempo.
Quarto: mídias sociais
Esse é um dos serviços de marketing que traz um retorno tão bom que é muito importante que você use ela a favor do seu negócio. Com um baixo investimento, é possível atingir um grande público altamente segmentado. Mas é importante fazer um trabalho profissional para causar uma boa impressão aos clientes. Gerenciar uma página empresarial de Facebook, por exemplo, exige alguns cuidados específicos de relacionamento. É preciso adotar alguns procedimentos padrões e ter uma postura estritamente profissional (e não pessoal) no tratamento com os fãs da página.
Quinto: Blog
O blog entra nessa lista porque ele é um dos serviços de marketing que fideliza e aproxima o público da sua marca. As pessoas estão um pouco saturadas de propaganda convencional e preferem consumir um texto sobre algum assunto interessante a ver um anúncio tradicional. Além disso, o blog empresarial colabora para que seu site conquiste mais acessos, uma vez que esses textos são uma isca para os internautas acessem a página da sua empresa.
Sexto: Email marketing
Outra ferramenta de baixo investimento e que pode trazer bons resultados quando utilizada corretamente. Para sua empresa explorar o e-mail marketing, é necessário que ela tenha um mailing, ou seja, uma lista com o e-mail de clientes e potenciais clientes. Quanto maior e mais confiável for essa lista, melhores serão os resultados. A estratégia para disparo dos e-mails marketing deve ser pensada caso a caso. Nessa estratégia será definido o tipo de abordagem, os assuntos dos e-mails e a frequência com que eles serão enviados.
Por fim, e não menos importante: Papelaria
Papelaria é o enxoval de materiais impressos e personalizados com a marca da sua empresa. Entre eles estão: cartão de visita, envelope, papel timbrado e pasta comercial. O principal objetivo desses materiais é transmitir uma ideia de profissionalismo e seriedade para atuação da sua empresa. A vantagem é que esses itens possuem o valor de produção relativamente baixo.
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